Será que a Democracia e a Constituição ainda são o que eram?

Palestra “Será que a Democracia e a Constituição ainda são o que eram? Como se Realizam os consensos básicos nas sociedades de hoje.”
Prof. Dr. António Manuel Hespanha

Existe uma consciência generalizada de que, para bem ou para mal, por força das coisas ou por força dos homens, as sociedades pós-modernas, baseadas no conhecimento e globalizadas, desactualizaram o que se pensava sobre a função do Estado, da Constituição, do processo de formar consensos e da natureza destes, em suma, o que se pensava sobre democracia, mesmo sobre democracia participativa; além de efectuarem uma interessante releitura da natureza estrutural do liberalismo político e económico clássico. Além de diagnosticarem as novidades do mundo de hoje, invocam autoridades: por vezes, contemporâneos de recorte vário (de Hayek a Habermas); por vezes clássicos: relendo Smith, reinterpretando, Rousseau e, normalmente, esquecendo estranhamente Mill. Um panorama desta sensibilidade interessa ao juristas; mas convida também o historiador a reavaliar os argumentos que tocam o seu campo.
Coordenação Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca
Data: 05 de setembro de 2008 – 10 horas
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito
Praça Santos Andrade, nº 50 – 1º andar – Centro (Curitiba – Paraná)