[EVENTO] – Lançamento do livro “Políticas de Austeridade e Direitos Sociais” – 12.09.2019

12 de setembro, às 9h (UP Santos Andrade) e às 19h (UFPR Santos Andrade).

O NDCC (PPGD/UFPR) convida amigos e amigas para os debates de lançamento de nossa nova produção coletiva. Será um importante momento de diálogo sobre os resultados de pesquisa e sobre os desafios que circundam a luta pelos direitos sociais, no qual contaremos com presença de pesquisadores e interlocutores do núcleo, neste difícil momento pelo qual passa a democracia brasileira.

Contamos com a presença de todos e todas. A entrada é gratuita e serão sorteados exemplares físicos do livro. Ressaltamos que a edição física da obra não será comercializada, mas apenas distribuída para universidades, movimentos sociais e pesquisadores(as). Após o lançamento, será disponibilizado o arquivo digital do livro, em formato “pdf”, de forma gratuita.

Evento do facehttps://www.facebook.com/events/353338638875741/?active_tab=about

Confira os trechos da contracapa:

“(…) os processos de sobreacumulação vividos no capitalismo engendraram novas formas de deslocamento das possibilidades de valorização, para garantir que a lógica do sistema continue funcionando. Estas saídas para a valorização do capital são denominadas por Harvey processo de acumulação por espoliação. É disto que trata este livro que o leitor tem nas mãos. Dividida em três partes principais, com a maior parte dos textos sobre o Brasil, a obra também oferece reflexões sobre processos de resistência e precarização do trabalho na Índia, nos Estados Unidos e no Canadá”.

Trecho do Prefácio, escrito por Maria de Mello Malta, Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ, Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (UFRJ/UFRuralRJ) e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ (2015-2019).

“Este livro, produzido pelo Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (PPGD/UFPR), espelha o esforço intelectual de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras e canadenses, em torno de questões atuais que atravessam as políticas públicas, as relações de trabalho e os Direitos Sociais, na economia financeirizada. A produção desta obra só se tornou possível graças ao financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao apoio do Coletivo Nacional de Advogados dos Servidores Públicos (CNASP)”.

Trecho da Apresentação, escrita por Fernando Pires (OPP/UFC), José Antônio Peres Gediel (NDCC, PPGD/UFPR), Liana Maria da Frota Carleial (NDCC, PPGD/UFPR) e Yanick Noiseux (GIREPS, Universidade de Montréal)

Inscrições gratuitas: http://200.17.231.30/scripts/ppgd/certificado/evento_svl/form_insc.asp

Praça Santos Andrade, 50
Fone(s): (41) 3310 2685 / (41) 3310 2739