PPGD

Home Seleção Mestrado Portaria n.º 035/2010 - Referências Bibliográficas

Portaria n.º 035/2010 - Referências Bibliográficas

Portaria n.º 035/2010-PPGD

O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, “ad referendum” do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Direito,
            resolve:
Art. 1.º - Tornar pública as referências bibliográficas para a prova de disciplinas formativas da 1ª etapa do processo seletivo de ingresso no mestrado (ano acadêmico 2011):

ARON, Raymond. Etapas do Pensamento Sociológico, Martins Fontes – capítulos Émile Durkheim e Max Weber (o número das páginas varia de acordo com a edição).
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DUSSEL, Enrique  Europa, modernidade e eurocentrismo. In LANDER, Edgardo (com.).  A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. (Distribuído por Editora Expressão Popular)
FONSECA, Ricardo Marcelo. Introdução teórica à história do direito. Curitiba: Juruá, 2009, páginas 21-38, 67/88.
GADAMER, Georg-Hans. Hermenêutica em retrospectiva. Vol. III  Petrópolis: Vozes, 2007. Capítulos 1, 2 e 3.
HABERMAS, Jürgen.  Verdade e justificação – ensaios filosóficos.  São Paulo: Loyola,  2004.  Capítulo 5.
VILLEY, Michel. O Direito e os Direitos Humanos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Brasília: EdUNB, 1988, v. 1, p. 3-35 e 139-160.
WEFFORT, Francisco (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2000 (volume 1: Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau e "O Federalista").

Coordenação do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 14/09/2010.

Professor Doutor José Antônio Peres Gediel
Coordenador do PPGD – UFPR

Última atualização ( Seg, 27 de Setembro de 2010 10:42 )